terça-feira, setembro 01, 2009

IGREJA E EDUCAÇÃO


IGREJA E EDUCAÇÃO: ESTA É A PROPOSTA DE JESUS
SEM. CARLOS ALBERTO SILVA - 04/07/2009
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)
A minha reflexão se baseia, em dois grandes educadores, que atuaram em duas épocas diferentes, mas com propostas idênticas no sentido de levar o homem a busca do conhecimento e posteriormente alcançarem a liberdade. (ou seja, não ser presa intelectual de ninguém)
Jesus tinha uma proposta educacional, que para sua época foi algo inaceitável e incompreensível, o que não é diferente de hoje, pois vai de encontro aos interesse da massa que exerce poder seja ele na esfera política, social ou espiritual.
A proposta do educador Jean Piaget, mesmo em épocas tão diferentes, não deixa de ser uma grande utopia. Convencer as os grandes lideres que dirige a nação de que a educação (em todas as esferas) faz com que tenhamos uma sociedade mais humana, mais justa e fraterna, é como assobiar e chupar cana. (ou seja, impossível)
A grande dificuldade ou barreira que Jesus encontrou para, instalar um cristianismo, como proposta de mudança radical de vida, e digo em todos os sentidos, foi à oposição daqueles que se diziam serem mestres, mas que conduziam pessoas ensinado o que era do seus interesses, e com isso escravizando-os tornando a vida destas pessoas insustentável.
A educação sempre foi um assunto muito polêmico, no antigo testamento, foi a causa de espancamento e até morte de profetas que acusaram, mandados por Deus, os sacerdotes que eram líderes, responsáveis por conduzir as pessoas por vias que os levariam a ter uma vida de segurança, paz e comunhão com Deus, mas que os enganava,extorquia dinheiro, e os amedrontava fazendo de Deus um carrasco implacável.
No a.t podemos contemplar um grande educador que se chamava Esdras, que teve a visão de que o conhecimento levaria o povo de Israel a tomarem uma grande decisão que traria grandes benefícios para suas vidas. ”Porque Esdras tinha proposto o coração para buscar a Lei do Senhor, e para cumprir, e ensinar em Israel os seu estatutos e os seus juízos.”[1]E no capítulo 10:19 veio o resultado de um investimento educacional, que proporcionou uma grande vitória para quem investe no conhecimento, e que em outra oportunidade estarei falando do contexto desta passagem.
No n.t, depois de Jesus, houve também um grande educador, com uma vasta experiência intelectual ao ponto de Jesus convocá-lo para fazer parte do grupo, e exercer uma liderança que mesclava amor, dedicação, responsabilidade e acima de tudo compromisso com a verdade. Verdade esta que Jesus diz que libertava. “ conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”[2]. E o apóstolo Paulo realmente se comprometeu com esta verdade e, o cristianismo depois dele deu um salto muito grande.
A igreja precisa exercer a sua função como educadora, deixando de lado tudo aquilo que nos trará de volta o judaísmo, que foi uma pedra na sandália do Messias, enquanto tentava libertar o povo de uma vida de preconceito e religiosidade e acima de uma desumanidade para com os sociais e espirituais.
A visão da eclésia nos dias atuais, tende espiritualizar tudo, com isso diz querer afastar-se do “mundo,” dizendo que as enfermidades, dificuldades financeiras, conflito familiar, violência urbana e tudo mais são atuações demoníacas, com esta atitude está fugindo de suas responsabilidades educacionais sociais, caindo no engodo de acumular dinheiro para construções faraônicas, esquecendo o diz as escrituras: “Por isso, onde estiverem os vossos bens mais preciosos, certamente aí também estará o vosso coração.”[3]
Jesus sabia que a saída para o caos social daquele povo seria a educação, mas esbarrou-se na oposição judaica que também sabia disso, mas, ao contrário de Jesus eles queriam ter aquele povo preso em sua ignorância. O que fica claro nesta narrativa é que nada mudou ao longo destes anos, e hoje temos uma proliferação de sacerdotes agindo da mesma forma.
E para piorar a situação, o povo está encurralado, pois de um lado está os políticos como aves de rapina, e do outro lados os sacerdotes retendo a verdade e saqueando aqueles já não tem mais nada, e deletando de suas mentes aquilo que move o universo ESPERANÇA.
[1] Esdras 7:10
[2] João 8:32
[3] Lucas 12:34

3 comentários:

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

Uma alegria conhecer seu blog. O Eterno resplandeça o rosto DELE sobre ti

Medite no Salmo 36.8,9

Nele, Pr Marcelo

P.s Visite:

http://davarelohim.blogspot.com

e veja o vídeo:

A manifestação da graça de Deus

Blog do Sheivison disse...

Que a paz de Cristo seja derramada sobre sua vida sempre... parabens pelo blog, muito edificante, que Deus continue te abençoando sempre, visite meu blog passa lá e comenta... te vejo por lá - abraço, Sheivison.

Doutrina Cristã disse...

Ola Carlos.
Neste caminho, a verdade terá de ser construída dentro de uma espiritualidade - que se criará a partir do pastoreio que cheira a ovelha; do louvor que manifesta a paz de Cristo; da confiança e segurança no Pai; e, da capacidade de conversação testemunhal pelo Espírito.

Essa é a teologia comunitária.

estou seguindo seu blog

Seja também seguidor do meu blog (Doutrina de Cristo).
Ele foi criado para abençoar a sua vida, com artigos
preparados para tocar o seu coração!
E mais ...
Inscreva-se e receba atualizações por email.

PS - Mas todas estas coisas são o princípio de dores.
Mateus 24:8

Seguidores

BLOGS RECOMENDADOS

"Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir." (Martinho Lutero)